Propriedade Intelectual Termo que abrange os direitos relacionados às resultantes da produção do conhecimento humano tangíveis e intangíveis. É uma área do Direito que busca garantir o direito de obter recompensa a inventores ou responsáveis por produções do intelecto (nos contextos industrial, científico, literário ou artístico) por um determinado período de tempo.

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Ativos de Propriedade Intelectual são Ativos relacionados às resultantes da atividade intelectual nos contextos científico, industrial, comercial e artístico, sendo alguns dos principais tipos as Marcas, Patentes e Direitos Autorais. Os Ativos de PI são Ativos Intangíveis importantes, associados a estratégias competitivas e fatores destacados de agregação de valor nos negócios.

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Ativos Intangíveis são elementos sem substância física e sem personalização financeira representada por bens e direitos de uma organização. Apresentam expectativa de benefícios futuros e têm a imaterialidade como característica básica. Direitos Autorais, Marcas, Patentes, Licenças, Softwares, Franquias, Desenvolvimento de Novos Produtos, entre outros, são tipos de Ativos Intangíveis.

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Avaliação é um processo de análise de um objeto ou ação – pautada em dados e informações -, que produz conhecimentos aplicados, orientados à categorização e entendimento de seu estado em relação aos resultados alcançados, apoiando tomadas de decisão.

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Direito Autoral (ou Direito de Autor) é o direito ao reconhecimento de autoria (direito moral – irrenunciável e inalienável) e à remuneração (direito patrimonial) pela criação e usos de obra intelectual a pessoa física ou jurídica responsável pela criação.

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Indicador Cultural é um recurso ou instrumento de mensuração de aspectos relacionados às artes e cultura. Pode ser quantitativo ou qualitativo e é utilizado para representar medidas, respectivamente, objetivas e subjetivas, do cotidiano de gestão e política cultural.

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Inteligência de Negócios (Inteligência Empresarial; Business Intelligence – BI) refere-se aos processos, técnicas e ferramentas de apoio à gestão dos negócios, reunindo a obtenção, organização, análise, distribuição e monitoramento de dados e informações. A partir da conversão de dados em conteúdo relevante, apoia desde o planejamento e desenho de estratégias a processos decisórios diversos.

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Marca é um sinal que identifica e distingue produtos, serviços e negócios, traduzindo-se em uma representação figurada caracterizada por um nome, símbolo, sinal, som, imagem, palavra, letra ou combinação deles. A gestão e uso de estratégia de Marca faz com que as pessoas identifiquem e diferenciem os valores e conteúdos que ela traduz, destacando-a, especialmente, … Continue lendo

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Monitoramento compreende estratégias de acompanhamento e avaliação continuados de ações, que reúne informações sobre o funcionamento de um projeto ou negócio. Por meio de ações gerenciais coordenadas de acompanhamento de atividades, utilizando indicadores chave, objetiva otimizar o alcance de metas e resultados, oferecendo alertas sobre pontos críticos e ajustes.

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Performance refere-se ao resultado de ações orientadas por características e habilidades que influenciam o rendimento e comportamento de pessoas, negócios/instituições, processos ou produtos em relação a metas, requisitos ou critérios estabelecidos. Seu resultado é identificado e expresso com o uso de métricas e índices selecionados para traduzir o alcançado em relação às metas, requisitos e … Continue lendo

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Pitch é uma apresentação suscita, de 3 a 5 minutos, com o objetivo de atrair o interesse de um investidor, patrocinador ou cliente por seu produto ou negócio. Com informações essenciais e que destaquem o produto ou negócio apresentado, nela são apresentados os argumentos mais representativos e seus principais ativos.

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Sustentabilidade é a característica ou condição do que consegue se manter. Relacionado à permanência de um processo, sistema, projeto ou negócio, considera o uso equilibrado e responsável dos recursos disponíveis.

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Valuation é uma das formas de mensurar e entender o desempenho das empresas. É um termo incorporado do inglês, que significa avaliação de empresas, no ambiente corporativo. Caracteriza um conjunto de técnicas utilizadas para a determinação do valor justo de uma unidade de negócios ou empresa, assim como seu potencial retorno. Ajuda ainda a entender … Continue lendo

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